Campus by Night de Bolonha.

A universidade vai “mais além”

Trabalho, política, “novos direitos”, imigração... De 12 a 14 de maio, os universitários de Bolonha saem às ruas para realizar a 13º edição do Campus by Night. Um evento cultural que tem como fio condutor a paixão por cada aspecto da vida
Federico Napoletano

Este ano os universitários voltaram às ruas. Mas, não por motivo político. De 12 a 14 de maio, os alunos da Universidade de Bolonha, na Itália, transformaram o campus em um cenário de encontros e diálogos. É o Campus by Night, um encontro cultural organizado pela ONG The Crew e a associação Student Office, que já encontra-se em sua 13º edição. Um evento no qual, através de exposições, encontros e espetáculos, “se testemunha a toda a cidade uma forma nova e mais verdadeira de viver a universidade”, explica Michele Mondelli, da faculdade de engenharia.

O Campus deste ano teve como ponto central uma citação de Eugenio Montale: “Todas as coisas trazem escritas: mais além”. Por que este título? Quem explica é Giovani Ravaioli, um dos organizadores: “o fio condutor parte do gosto por cada aspecto da vida. Desde as perspectivas universitárias à busca de trabalho, passando pela situação atual, em nosso país e no mundo. Tudo, começando por nossa rotina, nos provoca. Daí nasce o desejo de nos encontrarmos com todos, no centro de Bolonha, para descobrir juntos a vida até o fundo, sem nos conformarmos com pouco”.

Para a edição de 2015, os refletores do Campus estiveram nos encontros, onde foi falado de direitos, de imigração e de perdão. No dia 12 de maio, para começar, Carlo Castagna, familiar das vítimas da chacina de Erba de 2006, contou sua experiência e seu caminho de sofrimento e de fé. No debate da manhã seguinte, foi a vez de Luciano Violante, presidente emérito da Câmera de Deputados da Itália, que falou sobre “novos direitos”, acompanhado por Lorenza Violini, professora de Direito Constitucional na Universidade Estadual de Milão, e Andrea Marrone, seu colega em Bolonha.

Junto a estes encontros, foram montadas exposições ao longo dos pórticos da Rua Zamboni e na Praça Verdi. Para o evento deste ano foram preparadas cinco exposições. Passa-se de um percurso no qual, através de dados e estatísticas, os estudantes de economia e engenharia tentaram se interrogar sobre o tema “Dentro do trabalho, além do trabalho”, ao aprofundamento da figura de São José Moscati, “Leigo, isto é, cristão”, um homem que tem fascinado os estudantes de medicina por sua forma de olhar seus pacientes como pessoa, e não somente como doença.

Entre os protagonistas das noites, destacou-se o professor Franco Nembrini, que foi convidado para apresentar o livro Miguel Mañara, e o músico Ambrogio Sparagna, com sua Orquestra Popular Italiana. Mas a novidade deste ano foi o espetáculo de 13 de maio, um show de talentos chamado “Você já arriscou a ir mais além?”, onde aspirantes a novos talentos foram avaliados por um júri formado pelo apresentador Giorgio Comaschi, pelo comediante Giovanni Vernia e o músico Walter Muto.

Ravaiolli afirma: “A esperança que temos é que tudo isso nos ajude a não permanecermos na superfície. Na nossa vida cotidiana descobrimos sempre mais a curiosidade de aprofundar a vida, algo que nem mesmo a cultura dominante pode nos fazer esquecer. O Campus by Night quis ser justamente um testemunho disto”.

Veja o site do evento: www.campusbynight.it