A atração do Meeting

Nesta quinta-feira 20 de agosto ocorreu a abertura do Meeting pela Amizade entre os Povos, em Rímini, na Itália.
María Serrano

Neste ano o evento cultural se centra em um verso do poeta Mario Luzi: “De que é falta esta falta, coração, que num repente dela ficas cheio?”.

Pelo canal youtube do Meeting (youtube.com/meetingdirimini) é possível assistir ao vivo, em italiano, inglês ou espanhol, os principais encontros. A diferença de horário entre a Itália e o Brasil são de 5 horas a mais para eles.

Como o poeta, o Meeting quer questionar o "coração" do homem para descobrir nele a experiência de uma ausência que, com força esmagadora, como água rompendo uma represa, o inunda. Qual é a origem dessa ausência? De onde vem? É um defeito, ou pode ser um recurso?

Não abordar estas questões produz um empobrecimento da pessoa: a redução do seu desejo, a indiferença para com os outros, a solidão paradoxal dentro de um mundo hiper-tecnológico e sempre conectado, a sensação de afogar-se porque as circunstâncias e os fatos da vida tornam-se uma prisão, uma espécie de bunker do qual não pode sair.

A arte, a música e a poesia são expressões às quais o Meeting deste ano dedicará atenção especial, pois sempre representaram o testemunho desta ausência irredutível que o coração do homem abriga e, ao mesmo tempo, aquele grito e aquela centelha de saudade capaz de despertar o desejo do eterno.

Provocados e comovidos por esta ausência que experimentamos em nós mesmos e reconhecemos em todos os homens, nesta semana será possível observar as diferentes esferas da vida (ciência, direito, filosofia, economia e política), documentando como qualquer redução de si, mesmo que inconscientemente, influencia a concretude de nossa vida diária. Ao mesmo tempo, o Meeting nos levará a olhar para os passos de homens que, justamente por perceberem que existe algo faltando em suas vidas, nunca se cansam de olhar, construir e encontrar.