Irmã Clare Maria Crockett.

O sacrifício da Irmã Clare

No sábado 16 de abril um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a costa do Equador deixando mais de 650 mortos. Entre as vítimas uma freira missionária irlandesa e quatro postulantes. A comovente lembrança das outras irmãs (de Catholic Herald)

Uma ordem religiosa de freiras rendeu homenagem a uma irmã e a quatro postulantes, mortas no devastador terremoto que sábado 16 de abril afligiu o Equador. Irmã Clare Maria Crockett, originária de Derry na Irlanda do Norte, cumpria sua missão em uma escola, o Colégio Sagrada Família, em Playa Prieta, onde ensinava junto com as outras irmãs Servas do Lar da Mãe. No momento do terremoto, a missionária estava ensinando às crianças menores a tocar o violão. Morreu enquanto tentava levá-los a salvo, após o desabamento da escada. Segunda-feira as equipes de socorro extraíram dos escombros o seu corpo sem vida.

Irmã Clare estava em missão há quinze anos e se encontrava no Equador desde 2012. A ordem do Lar da Mãe realizou um
vídeo (veja o link) que apresenta a vida desta freira e que termina com um clipe no qual ela toca o violão e conta, cantando, aos seus pequenos alunos a parábola do Bom Pastor. No vídeo a Irmã Clare, que pronunciou sua profissão religiosa definitiva em 2010, se detém em uma anedota a respeito de São João Paulo II, e conta: “Durante uma dessas viagens apostólicas, depois de uma longa jornada cheia de compromissos, perguntaram-lhe: ‘Santidade, está cansado?’. A sua resposta definitivamente me iluminou. Respondeu: ‘Não sei’. É o exemplo de um homem que se esqueceu completamente de si mesmo para doar-se aos outros. Certamente às vezes a gente cansa, mas, ainda que esteja cansada, espero não tornar-me triste por isso, e seguir doando-me a Deus”.

No momento do terremoto na escola estavam outras três Irmãs professas e sete jovens postulantes. As Irmãs sobreviveram, enquanto quatro postulantes morreram. Irmã Estela, superiora da Comunidade, relatou que no primeiro abalo correu à capela para recuperar o Santíssimo Sacramento, e exatamente no instante em que o pegou nas mãos, tudo em volta dela desabou. A Ordem declarou: “Ela pensou em pôr a salvo o Senhor antes do que a sua vida, e o Senhor a salvou – não há dúvida alguma”. Na declaração acrescentam: “Como Irmãs que se amam de verdade no Senhor, choramos a perda das nossas irmãs, mas a fé nos assegura que a morte non é o fim”.

“Irmã Clare havia se doado a Deus há quase quinze anos. Era uma freira generosíssima e com um dom muito especial e um carisma único para relacionar-se com crianças e jovens. As postulantes entraram há apenas um ano e se preparavam com generosidade para tornarem-se umas Servas. Mas o Senhor as encontrou todas prontas. Desde quando o telefone tocou a primeira vez, pedimos à nossa Mãe do Céu que as protegesse todas sob o Seu manto. Não temos dúvida de que é isso que Ela fez. E agora o nosso olhar se dirige para o Céu, onde temos esperança de que o Senhor em sua misericórdia já as tenha acolhido”.