A peregrinação ao alvorecer (Foto: Leonora Giovanazzi)

Macerata-Loreto. O telefonema do Papa Francisco

Pelo sexto ano consecutivo, o Santo Padre quis cumprimentar os fiéis no início da peregrinação até Loreto. Eis o texto e o vídeo da chamada a Dom Giancarlo Vecerrica

Dom Vecerrica: Santo Padre, o senhor ouve o aplauso?! São milhares de jovens provenientes do mundo todo!

Papa Francisco: Que belo! Cumprimento a todos. Um abraço a todos. A cada um e a todos.

Dom Vecerrica: Muito bem, esperamos a sua palavra, gratos por ser o sexto telefonema que o senhor nos faz. O sexto ano! Mas como é fiel a nós?! Como nos ama?!

Papa Francisco: Eu gosto quando vejo jovens corajosos que se põem a caminho ao longo de toda a noite. Isto é bonito. É um bom sinal. É um bom sinal de coragem, e eu gosto disto.

Dom Vecerrica: Ouça o aplauso! Aqui estão o cardeal Ouellet, o cardeal Menichelli, os bispos das Marcas e muitos, muitos jovens. Em breve a Santa Missa, e depois a noite toda vamos caminhar, e amanhã de manhã a consagração a Nossa Senhora de Loreto.

Papa Francisco: É belo. Cumprimento o cardeal Ouellet, o cardeal Menichelli. Uma grande saudação a todos os bispos que estão aí. E cumprimento também a todos os jovens. A todos um grande abraço!

Agora vocês vão começar a caminhar, após a Santa Missa. É um bom sinal, porque a vida é um caminho. Na vida não se pode ficar parado. E um jovem não pode ficar parado, porque, se um jovem fica parado, se aposenta com 20 anos. E isto é uma coisa ruim. A juventude é para jogá-la, para apostar, para ir em frente e dar frutos.

Cumprimento vocês, caros jovens, que vão começar a caminhar esta noite. Saúdo-os muito! Pensem que a vida é um caminho. Sempre em frente, procurando a felicidade para nós e para os outros. Mas pensem bem que a felicidade não é uma coisa que se compra no supermercado. A felicidade está apenas no amar e no deixar-se amar. Amar os outros.

As guerras não nos dão felicidade. As inimizades não nos dão felicidade. O falatório não nos dá felicidade. O amor, o serviço, um para o outro: este é o caminho, a estrada da felicidade.

Vão em frente, sempre olhando para o horizonte. Sempre! Ali vocês vão ver que é importante caminhar, que é importante ir, olhando o horizonte. Cada dia é um passo a mais. Esta é a vida, esta é a fecundidade da vida.

Caros jovens, vocês que se colocam em caminho esta noite... Este caminho é um sinal, é um sinal da vida. A vida é um caminho. Ir em frente a cada dia, a cada dia para o horizonte, a cada dia para a felicidade que consiste em amar a Deus e em amar os outros. Desejo-lhes um bom caminho, desejo-lhes uma santa noite e amanhã um encontro com o Senhor e com Nossa Senhora.
E, por favor, peço-lhes que rezem por mim. Muito obrigado!



Dom Vecerrica: Aqui o aplauso para dizer “sim”, que vamos rezar pelo Papa!

Papa Francisco: Obrigado. Muito obrigado. Um abraço a todos!