Dom Giussani: «Eu nunca estive na América, mas posso jurar que ela existe»

Giussani. Uma vida em turnê pela América do Norte

De 9 a 19 de março, a versão inglesa da biografia do fundador de CL será apresentada em dez cidades dos Estados Unidos e do Canadá. Num momento dramático da vida da Igreja, uma contribuição para responder à pergunta: «Como educamos os jovens?»

Uma turnê sem pausas, de 9 a 19 de março, atravessando os Estados Unidos e o Canadá. Várias cidades e convidados – jornalistas, educadores, padres, advogados, políticos –, que vão se alternar numa série de encontros públicos com Alberto Savorana, autor da biografia do fundador de CL.

A versão inglesa The life of Luigi Giussani (McGill-Queen’s University Press) foi publicada no ano passado e agora vai rodar a América do Norte, por um desejo de comparações vivas: com a proposta de Giussani, com as experiências e as intuições dos homens de hoje, e com os acontecimentos da nossa época.

A ferida na sociedade e no povo norte-americano é profunda, especialmente depois do caso McCarrick e do relatório feito pelo grande júri investigativo da Pensilvânia sobre os abusos. «Nessa incerteza generalizada, a Igreja corre o risco de perder de vista a contribuição que pode dar à educação dos jovens e à coesão social», lê-se no convite da comunidade do Movimento nos EUA: «É fundamental encarar as perguntas que vibram no fundo desta crise e pedir respostas: como educamos a nossa juventude? Qual é o papel do leigo cristão na vida da Igreja? Qual é o papel da Igreja no mundo?». Dessa necessidade de respostas nasceu a série de encontros – com interlocutores como Greg Erlandson, diretor do Catholic News Service, Rod Dreher (The American Conservative) e John Allen (Crux) – para descobrir se há caminhos e experiências autênticos que não param no conflito ideológico. O ponto de partida é a observação de como Giussani encarou as perguntas e as crises do fim dos anos sessenta e as questões mais cruciais, que voltam a aparecer hoje, para os cristãos e para todos os homens.

Acompanhe o tour em thelifeofluigigiussani.com, Facebook e Instagram.

As datas:

Nova York, 9 de março - The Sheen Center
Washington, 10 de março - Georgetown University
Miami, 11 de março - St. John Vianney College Seminary
Los Angeles, 12 de março - Little Tokyo LA
Denver, 13 de março - University of Denver, Sturm Hall Davis Auditorium
Omaha, 14 de março - Archdiocesan Retreat and Conference Center
Minneapolis, 16 de março - University of St. Thomas
Evansville, 17 de março - University of St. Thomas
Chicago, 18 de março - St. Vincent Ferrer Parish
Montreal, 19 de março - Loyola High School Auditorium