O Papa aos peregrinos: «Assim a vida vale a pena»

As palavras de Francisco aos cem mil peregrinos reunidos no estádio Helvia Recina, em Macerata, antes de partirem para o Santuário de Loreto. Um telefonema esperado. No entanto, nunca previsível

Aqui o diálogo por telefone com Dom Giancarlo Vecerrica, bispo emérito de Fabriano-Matelica.

Papa Francisco. Vá de tênis!

Dom Vecerrica. Sim, vou de tênis, mas com a vestimenta de bispo.

Papa Francisco. Uma boa mistura!

Dom Vecerrica. Mas quanto o Papa nos ama! Seu telefonema é uma ternura, uma amizade.

Papa Francisco. Estou próximo a vocês nesta noite.



Dom Vecerrica. Obrigado! Eis o aplauso de todos. Está conosco o cardeal Bassetti que em breve celebrará a missa, concelebrada pelos outros bispos presentes. Estamos aqui para ouvir a Sua Palavra.

Papa Francisco. Cumprimento todos vocês que estão reunidos para celebrar a Santa Missa e começar a Peregrinação. Nesta noite estou próximo a vocês no peregrinar. Peregrinar é caminhar. É fazer em uma noite o que se faz em uma vida: ir em frente! Na vida é preciso sempre caminhar. Mesmo quando estamos em repouso, devemos caminhar com o espírito, para ir sempre em frente, ao encontro da plenitude. A plenitude de Jesus. A plenitude para todos nós. Estou próximo a vocês e espiritualmente caminho com vocês nesta noite. Rezo por vocês. E vocês rezem por mim, que tenho necessidade. E agora a benção, a todos vocês que estão ali. Coragem e em frente, sempre em frente.

Dom Vecerrica. Ao final da Peregrinação, o Presidente das Pontifícias Obras Missionárias dará o mandato para sermos todos missionários.

Papa Francisco. É assim que a vida vale a pena! Pelo contrário, não vale nada.

Dom Vecerrica. Nós seremos os discípulos missionários do Papa Francisco!

Papa Francisco. Bem… Gostei! Um abraço a todos e boa Peregrinação.