Vincent Lambert

Com o Papa, rezemos por Vincent Lambert

Francisco confiou a Deus o enfermeiro francês abandonado à morte, pedindo a conversão do coração de todos: «Não construamos uma civilização que elimina as pessoas cujas vidas consideramos não sejam mais dignas de serem vividas». (de L’Osservatore Romano)

«Deus Pai acolha Vincent Lambert em seus braços. Não construamos uma civilização que elimina as pessoas cujas vidas consideramos não sejam mais dignas de serem vividas: toda vida tem valor, sempre». Com esse tweet na conta @Pontifex, o Papa comentou a notícia da morte do ex-enfermeiro francês ocorrida às 8h24 de quinta-feira, 11 de julho, no hospital policlínico de Reims.

No centro de uma longa controvérsia judiciária, contra sua vontade, o homem de quarenta e dois anos que ficou tetraplégico devido a um grave acidente de trânsito, havia quase onze anos vivia em estado de consciência mínima, e doze dias antes de sua morte suspenderam sua alimentação e sua hidratação. A interrupção dos cuidados foi imposta após a sentença da Corte de Cassação francesa, que anulou a decisão do Tribunal de Apelação de darem prosseguimento ao tratamento à espera do parecer do Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Os pais Jean e Viviane conduziram uma longa batalha legal para impedir que fossem interrompidas a alimentação e a hidratação do filho, enquanto a mulher Rachel e os médicos que cuidavam dele eram da opinião contrária.

Alessandro Gisotti, porta-voz interino da Santa Sé, declarou: «Acolhemos com dor a notícia da morte de Vincent Lambert. Rezamos para que o Senhor o acolha em Sua casa e expressamos proximidade aos seus queridos e aos que, até o último, se comprometeram em assisti-lo com amor e dedicação. Lembramos e reafirmamos o que o Santo Padre disse, falando sobre esse doloroso episódio: Deus é o único dono da vida, do início ao fim natural, e é nosso dever custodiá-la sempre e não ceder à cultura do descarte». A Pontifícia Academia para a Vida também se manifestou a respeito do episódio: «A morte de Vincent Lambert e sua história são uma derrota para a nossa humanidade», foi o comentário que o arcebispo Vincenzo Paglia e toda a instituição presidida por ele difundiram com um tweet em @PontAcadLife.

(L'Osservatore Romano, 12 de julho de 2019)