Madre Teresa no Meeting de 1987

Madre Teresa no Meeting: «Lembrem-se de que são preciosos para Deus»

Era 29 de agosto de 1987. A fundadora das Missionárias da Caridade falou na feira de Rímini. Aqui o vídeo do encontro e as palavras pronunciadas pela irmã albanesa, Prêmio Nobel da Paz

Na semana de 18 a 24 de agosto, na cidade italiana de Rímini, tem lugar a 40ª edição da maior feira cultural europeia, que reúne mostras, espetáculos e diversos encontros, com artistas, religiosos, políticos, professores e milhares de participantes. Nestas quatro décadas, o Meeting já recebeu diversas personalidades, como Joseph Ratzinger e São João Paulo II. Aqui, relembramos o encontro com a Madre Teresa de Calcutá, ocorrido em 1987, trazendo as palavras que ela proferiu.

Peçamos a Nossa Senhora, à Virgem Santa, que nos dê seu coração tão bonito, tão puro, tão imaculado, seu coração tão cheio de amor e de humildade, de modo que possamos receber Jesus no pão da vida e amá-Lo como ela o ama, descobrindo-O no mais pobre entre os pobres. Lemos no Evangelho que Deus amou tanto o mundo a ponto de dar Jesus à virgem mais pura, Maria. E Maria, ao receber Jesus, foi encontrar sua prima Isabel para lhe falar e indicar qual era o trabalho de Deus. E um evento extraordinário se produziu quando Maria chegou à casa da prima Isabel: o pequeno ser, o pequeno menino ainda não nascido, no ventre da mãe deu um pulo, um pulo de alegria. Um fato muito estranho, Deus ter usado uma criança ainda não nascida para proclamar a vinda de Cristo. E hoje sabemos quantos sofrimentos tremendos há para a criança não nascida! Sabemos que hoje a própria mãe mata o filho, e mata nele a imagem e a vida mesma de Deus: por essa razão o aborto se tornou o maior destruidor da paz. Por um momento, então, agora, vamos rezar e agradecer aos nossos pais por nos terem amado, por nos terem querido, por nos terem dado a alegria da vida.

Jesus veio para nos trazer a boa nova de que Deus nos ama, e nos pede que amemos uns aos outros assim como Ele ama a cada um de nós. Para nos facilitar esse amor mútuo, Jesus nos disse: “Tudo o que fizerdes a um destes mínimos que são meus irmãos, é a mim que o fareis. Se derem um copo d’água a um dos meus filhos, é como se o dessem a mim; se acolherem uma criança em meu nome, é a mim que vós recebeis”. Também quando morrermos e voltarmos para a casa de Deus, seremos julgados pelo que fomos uns para os outros. Ele disse: “Eu estava com fome, e me destes de comer; estava nu, e me vestistes; eu era forasteiro, e me recebestes em casa. Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou”. A fome não é só uma fome de pão, é uma fome de amor, é uma fome de amor de Deus; estar nu não é só estar desprovido de roupas, estar nu significa não ter aquele dom enorme que é a dignidade do homem, não ter a pureza; não ter uma casa não significa não ter um prédio de tijolos, mas não ser querido, não ser amado, ser expulso, marginalizado da sociedade. Onde começa esse amor? Nas nossas próprias famílias, na nossa própria casa. Como começa esse amor? Rezando juntos. As famílias que sabem rezar juntas ficam unidas, e se vocês ficarem unidos poderão amar-se uns aos outros como Deus ama a cada um de vocês. O fruto da oração é um aprofundamento da fé, o fruto da fé é o amor, o fruto do amor é estar a serviço, e o fruto do serviço é a paz. As obras de amor são obras de paz: então agradeçamos a Deus por nos ter dado essa possibilidade maravilhosa de compartilhar a alegria de nos amarmos uns aos outros.



O amor, para ser verdadeira, deve ferir e machucar, e temos que continuar dando enquanto ele nos machucar. Há algum tempo, dois jovens me procuraram e me deram muito dinheiro. Eu perguntei: “Onde vocês conseguiram tanto dinheiro?”. Responderam-me: “Nós nos casamos há dois dias. Antes do casamento decidimos não comprar roupas para a cerimônia e não fazer uma festa, mas dar o dinheiro à senhora”. No meu país, a Índia, isso é um sacrifício enorme. Eu também lhes perguntei: “Por que fizeram isso?”. A resposta foi: “O nosso amor de um para o outro é tão grande, que queríamos compartilhar a alegria de nos amarmos com as pessoas que a senhora serve”. Compartilhar a alegria de amar: isto é algo que todos ser humano tem que poder sentir e experimentar. A alegria de amar não é o quanto damos, mas quanto amor contém aquilo que nós damos. Por isso é tão importante rezar: rezar nos dá um coração limpo, e um coração limpo pode ver a Deus; e, se virem a Deus uns nos outros, vocês se amarão uns aos outros como Deus nos ama. Por isso é muito importante fazermos, hoje que estamos juntos, uma grande promessa: a de nos amar uns aos outros assim como Deus ama a cada um de nós. É muito bonito para um rapaz amar uma garota, e para uma garota amar um rapaz, amarem-se um ao outro com um coração limpo. O maior presente que vocês podem dar no dia de seu casamento é um coração puro e um corpo puro, casto e virgem. Esta é a minha oração para vocês: que possam sempre manter um coração limpo, porque um coração limpo lhes permitirá sempre ver o rosto de Deus e amar com um amor terno. Lembrem-se: o amor de Deus por cada um de nós é um amor terno, e quem é que pode ajudá-los a amar Jesus, a amar a Deus, a retribuir esse amor terno com um amor terno? Só Maria, a mãe de Jesus. Então repitam muitas vezes, todo dia: “Maria, mãe de Jesus, sede agora também minha mãe”.

Em particular, este ano o Santo Padre nos deu o ano inteiro para testemunharmos o nosso amor por Maria. Onde quer que Maria tenha aparecido, ela sempre pediu que rezassem o Terço. Levem o Terço às vossas famílias, consagrem vossas famílias ao Sagrado Coração. Pais, ensinem seus filhos a rezar e rezem com eles. Vi que vocês demonstram um grande amor por Jesus, que está no Santíssimo Sacramento, para mim e para vocês. Na nossa congregação, todo dia, por uma hora, temos a adoração do Santo Sacramento. Peçam aos sacerdotes de vocês que lhes deem a alegria dessa hora de adoração, ao menos uma vez na semana, e vocês alcançarão esse amor por Jesus que é o caminho que os levará até o amor de Deus. Pela adoração, Deus tocará os vossos corações e os tornará mais puros e mais dispostos a dizer sim a Jesus. De fato, que graça maior para uma família do que consagrar-se, tornar-se uma religiosa, tornar-se padre, dando vocês mesmos ao sacerdócio de Cristo! Vou rezar por vocês, para que sempre tenham a bênção do Senhor e cresçam no amor terno recíproco. Que esse amor se torne santo! A santidade não é um luxo para poucos, é o simples dever para todos, para vocês e para mim.

Vocês sabem que a minha congregação é de missionários da caridade, e consagramos a nossa vida inteira a Deus para dar todo o coração e um serviço livre aos mais pobres entre os pobres. Agora temos mais de 2500 irmãs que consagraram totalmente a vida delas a Deus; espero e rezo para que Deus escolha um certo número entre vocês para consagrarem a vida ao Seu amor. Nós temos irmãos e irmãs ativos, eles são as mãos e os braços de Jesus; temos irmãos e irmãs que são dedicados à vida contemplativa, e eles são os pés de Jesus; temos padres, e eles são o coração de Jesus. Temos missionários da caridade leigos, e eles são o rosto sagrado de Jesus; temos os que se chamam “os colaboradores de Madre Teresa”, e eles são a cabeça de Jesus Cristo coroada de espinhos. E Nossa Senhora é a mãe deles todos. Assim vocês são convidados a responder a Jesus e a pertencer a esses grupos fundamentais. E rezem por nós, para que possamos continuar o trabalho, a obra de Deus, com grande amor. Hoje estamos presentes em 77 países, também em países comunistas, e espero e rezo para que estejamos logo também na União Soviética. Repitam muitas vezes, no decorrer do dia, uma pequena oração: “Jesus Cristo, no meu coração eu creio no Vosso terno amor por mim; eu vos amo”. E lembrem que são preciosos para Deus, tão preciosos que estão gravados na palma da mão d’Ele. E Ele disse: “Ainda que uma mãe possa esquecer-se do filho, eu jamais me esquecerei de nenhum de vós: vosso nome está gravado na palma de minha mão, sois preciosos para mim, eu vos amo”. Agradeçamos a Deus por esse dom maravilhoso de nos ter unido para mostrarmos nosso amor a Ele, no amar-nos uns aos outros como Ele ama a cada um de nós. Queremos dizer todos juntos a Ave Maria, para agradecer Nossa Senhora o fato de nos ter permitido estarmos todos aqui? (Reza da oração). Agora queria fazer uma oração pelos pobres: “Senhor, fazei-nos dignos de servir o nosso próximo no mundo todo, fazei-nos dignos de servir aqueles que vivem e morrem na pobreza e na fome, dai-lhes o pão de cada dia e, através do nosso amor que os abraça, dai-lhes paz e alegria”. Imagino que vocês conhecem a oração da paz. (Reza da oração). Deus os abençoe a todos.