As ordenações da Fraternidade São Carlos. Roma, Basílica de São Paulo Extramuros, 2 de julho de 2022 (©Carlo Colombo)

«O vosso “Sim” tão misterioso e resplandecente»

A mensagem de Davide Prosperi pelas ordenações da Fraternidade Sacerdotal São Carlos. «Cristo oferece-nos uma vida que não morre jamais! E essa vida é Ele. O que é que nos pode atrair, senão isto?»

A Pe. Dennis Bensiek, Pe. Filippo Pellini, Pe. Gabriele Saccani
A Daniele Bonanni, Luca De Chiara, Giorgio Ghigo, Giacomo Landoni, Andrew Lee, Andreas Scholz, Philip Stokman


Caríssimos,
quanta comoção e gratidão ao festejar o grande dia das suas ordenações sacerdotais e diaconais, o dia em que cada um de vocês afirma o seu “Sim” comovido e total a Jesus Cristo.

Abraço-os em nome de todo o Movimento Comunhão e Libertação, que foi para vocês, graças ao encontro com o carisma entregue a Dom Giussani, o caminho desejado por Cristo para chegarem a esse “Sim” tão misterioso e resplandecente aos olhos da Igreja, do mundo e de todos nós.

O meu agradecimento também vai naturalmente às suas famílias, aos seus amigos, aos seus Superiores e a toda a Fraternidade São Carlos.

Deixo-lhes como voto para o seu caminho de fé, na missão que lhes será confiada por Deus, estas palavras de Padre Mauro-Giuseppe Lepori:

[Cristo] oferece-nos uma vida […] que não morre jamais! E essa vida é Ele. […] O que é que nos pode atrair, senão isto? Pois então, o testemunho, como substância de relações verdadeiras, de amizade verdadeira, de fraternidade verdadeira, ou seja, como substância da comunhão eclesial, transmite isso à liberdade do outro, propõe isso a partir da minha liberdade atraída por Cristo à liberdade do outro, atraído e chamado não por mim, mas por Cristo. “O Mestre está aí e te chama [Ele!].» *

Lamento profundamente não poder estar presente pessoalmente, mas de coração confio às suas orações o Movimento inteiro e cumprimento-os com enorme afeto.


* («Cristo, vida da vida», livreto dos Exercícios Espirituais da Fraternidade de Comunhão e Libertação, 2022, p. 53).