O cardeal Kevin Joseph Farrell celebra a missa nos Exercícios da Fraternidade de CL. Rímini, 15 de abril de 2023 (Foto: Roberto Masi/Fraternidade CL)

«O fundamento da nossa fé é um fato: Cristo ressuscitou!»

A homilia do cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, nos Exercícios da Fraternidade de CL em Rímini
Kevin Joseph Farrell

Caros irmãos e irmãs, nesta Oitava da Páscoa, vivemos ainda a plenitude da luz, da paz e da alegria que emana da vitória de Jesus Cristo sobre a morte. O Evangelho que ouvimos é tirado do chamado “final canônico de Marcos”, ausente nos manuscritos mais antigos do segundo Evangelho, mas rico em conteúdo para a nossa fé. O tema da incredulidade dos Apóstolos aparece várias vezes: eles não acreditam no testemunho de Maria Madalena, que lhes diz ter visto Jesus vivo, nem no testemunho de outros dois discípulos que encontraram Jesus: «enquanto estavam indo para o campo». Jesus mesmo, finalmente, aparecendo a eles «enquanto estavam comendo», repreende-os «por causa da falta de fé e pela dureza de coração».

Essa persistente e quase obstinada incredulidade dos Apóstolos é um aspecto importante que a revelação do Novo Testamento nos transmitiu, sem eliminá-lo ou “suavizá-lo “. Muitas vezes na história tentou-se atacar a fé cristã, dizendo que a ressurreição de Jesus seria um mito criado pela comunidade de seus primeiros discípulos, fruto de exaltação coletiva ou da glorificação póstuma do mestre, como aconteceu em muitas outras crenças religiosas do passado. […]

Leia a homilia completa em PDF: