Dom Giussani. Um legado para todos
Há quinze anos, ficava online o site "Scritti di Luigi Giussani", um arquivo com quase cinquenta mil textos em várias línguas reunindo o pensamento do fundador de CL, que completaria hoje 102 anosHoje, 15 de outubro, dia do aniversário de Dom Giussani, queremos festejá-lo falando aos leitores de um instrumento que pode parecer principalmente para estudiosos, para especialistas ou para teólogos. Na verdade, podemos acessar facilmente o site scritti.luigigiussani.org apenas para procurar uma frase sua, ou um conceito que lhe fosse caro. E, em pouco tempo, encontram-se palavras que nos aquecem o coração, que nos despertam a mente.
Nascido enquanto projeto em 2004, o site “Scritti” ficou online em 2009 e completa agora quinze anos de atividade, disponibilizando para consulta um patrimônio literário (que ainda deve ser explorado em toda a sua potencialidade) composto de falas, livros e artigos do padre ambrosiano. Com o objetivo de difundir cada vez mais o pensamento de Dom Giussani. Falamos dum “arquivo” no qual, de forma gratuita e mediante inscrição prévia, é possível consultar muitos textos integrais em formato PDF.
O primeiro texto disponível é de 1944 (depois publicado em 2001). O site parte precisamente dali, da homilia que, ainda diácono, Dom Giussani pronunciou do púlpito da basílica de Desio, a 26 de dezembro daquele ano. A biografia Luigi Giussani. A sua vida conta-nos que o jovem seminarista escreveu oito páginas de caderno para aquela homilia. E, num canto de umas das folhas, registou, pela primeira vez a jaculatória cara a qualquer membro do movimento CL: Veni Sancte Spiritus. Veni per Mariam.
Dom Giussani foi um homem que não apenas escreveu, mas falou muito até meados dos anos noventa. Às vezes, foi necessária uma cuidadosa investigação histórica para assegurar a verdadeira paternidade dos textos. Muitos destes, sobretudo os que ao longo dos anos tiveram várias versões em diferentes publicações (um deles, acima de todos, O senso religioso), são por isso acompanhados de um esquema que mostra a sua história editorial; para dar ao navegador, seja ele um simples leitor ou um estudioso, uma visão científica o mais completa possível.
Ao todos, são 4.717 as entradas do site, das quais 1.426 em italiano; destas, um terço disponibiliza o texto integral em PDF. Há também uma “bibliografia secundária”, uma série de publicações (livros, teses, artigos, atas de congressos) de caráter científico sobre Dom Giussani e sobre o seu pensamento. No site, também é possível consultar textos traduzidos em inglês, espanhol e português (é possível consultar o texto integral de cerca de uma centena deles). Para as outras línguas, estão assinaladas todas as traduções, num total de quase 3 mil publicações estrangeiras.
Espero que o site “Scritti” encoraje cada vez mais os estudos sobre a obra de Dom Giussani, claro; mas que possa ser um ponto de referência para quantos, simplesmente, querem aproximar-se do seu pensamento.
Basta inscrever-se para acessar.