Rio Encontros. É bonito viver

Respondendo a necessidade de manter os distanciamentos, o Rio Encontros 2021 será totalmente on-line. E repleto de convidados internacionais, que nesta modalidade discutirão diversos temas de grande interesse para o momento atual
Elizabeth Sucupira e Isabella Alberto

A pandemia de Covid-19 colocou novas circunstâncias na realidade de todos os países. Vivemos cercados pela dor, pela perda, e ainda obrigados a cumprir o distanciamento social. E mesmo diante da morte temos um desafio de viver com esperança, e sempre diante do recomeço. Buscamos a volta das atividades presenciais, mas a vacinação ainda está muito no começo. Por isso, o Rio Encontros será realizado nos dias 5, 6 e 7 de março de forma on-line.
Toda a programação será transmitida ao vivo pelo Canal YouTube do Centro Cultural Fato e Presença e de graça. Aproveite e se inscreva! O tema deste ano – que ainda enfrenta a pandemia – traz uma frase do poeta italiano Cesare Pavese: «É bonito viver, porque viver é começar sempre, a cada instante».

Realizado desde 2014, a cada edição o Rio Encontros tem se tornado uma oportunidade de reflexão para pessoas de diferentes crenças, tradições e culturas que conversam sobre os mais variados temas. E no próximo evento, com a possibilidade de videoconferência, muitos convidados internacionais reforçam a programação.

Na sexta-feira, dia 5 de março, a abertura será às 19h30, com um diálogo sobre a vídeo-mostra “Gestos e palavras”, que conta a trajetória do Papa Francisco. Exposição preparada inicialmente para o Meeting de Rímini de alguns anos atrás, essa apresentação oferece um percurso pela vida, formação e ação pastoral de Jorge Mario Bergoglio.
O advogado argentino Alejandro Bonet e a artista plástica Hilda Souto, de São Paulo, também doutora em Teologia, apresentam esse trabalho buscando responder a questões como: Quem é este homem escolhido pelo Espírito Santo para guiar a barca de São Pedro? De onde vem essa vida? Em seguida, às 21h, o vídeo da mostra ficará disponível no canal do YouTube.

No sábado, dia 6, às 11h, o tema é educação, que será debatido num encontro entre os educadores Franco Nembrini, da Itália, Carolina Brito, dos EUA, e Elisabete do Carmo Silva, do Brasil. Às 17h, será o momento de ouvir testemunhos de diversas partes do mundo de pessoas que vivem com muitas dificuldades, com Rony Ahmed, que trabalho no Líbano, e Ajejandro Marius, da Venezuela. Eles nos contarão como é possível superar as adversidades a partir do favorecimento de formação profissional para que as pessoas possam aprender o valor do trabalho e ter meios de sustento para suas famílias.
Na noite de sábado, haverá um concerto, às 20h com o premiado pianista brasileiro, radicado na Itália, Marcelo Cesena. Grande colaborador do encontro, Cesena já participou de edições anteriores, e seus vídeos estão disponíveis nas redes sociais do evento.

No domingo, 7 de março, às 11h, o Rio Encontros aborda como é possível enfrentar as dificuldades como a recente problemática do apagão em Macapá, com o testemunho de Cláudia Figueiredo, e da crise do Sistema de Saúde em Manaus no atendimento dos casos de covid-19, com o relato de Andreia Brasil. É possível ter esperança diante de necessidades tão sérias?
Ainda no domingo, às 17h, haverá a participação de padre Julián Carrón, o presidente da Fraternidade do movimento católico Comunhão e Libertação. Ele encontra o jornalista Evaldo José Palatinsky, locutor esportivo e Coordenador Voluntário de Educação na Fraternidade Sem Fronteiras, na mesa-redonda com o tema do Rio Encontros 2021: «É bonito viver, porque viver é começar sempre, a cada instante».

O evento será encerrado na noite de domingo com um Sarau com músicas e poesias, reunindo músicos profissionais e amantes da música, e unindo também um toque de poesia. Vale ressaltar que toda a preparação do evento é feita por pessoas que gratuitamente se dedicam durante vários meses para construir cada momento do Rio Encontros e os recursos provêm da livre doação de pessoas que apoiam a iniciativa.

Outras informações pelo site www.rioencontros.org.br ou pelo Instagram @rioencontrosoficial