Este ardente desejo de verdade

De 18 a 20 de fevereiro ocorre a edição do New York Encounter 2022. O evento cultural organizado pela comunidade CL nos Estados Unidos tem como título This Urge for the Truth (Este ardente desejo de verdade). Aqui, a tradução do vídeo de divulgação

A pandemia chocou o mundo. Milhões de pessoas morreram, e os seus familiares e amigos enfrentaram sofrimento e morte. Ninguém conseguiu evitar, pelo menos por um momento, algumas perguntas radicais: «Por que temos de sofrer e morrer? Qual é o significado de tudo isso? Há alguma coisa que eu possa fazer? Em que posso confiar?».

Sentindo-se incomodados, passamos a perguntas menos incômodas: será que a Covid é realmente perigosa? As máscaras são necessárias? As vacinações devem ser obrigatórias? Para muitos de nós, as nossas filiações políticas deram “respostas” a estas questões, convidando-nos a seguir uma linha partidária em vez de procurar a verdade.



Esta mesma dinâmica, alimentada pelos meios de comunicação social e comunidades online em que escolhemos confiar, está sempre presente na nossa vida pública: se as eleições foram justas ou roubadas; se uma manifestação foi um protesto ou um motim; se o racismo é sistemático; se o gênero está ligado ao sexo biológico; se as alterações climáticas são reais.

Parece que vivemos em mundos diferentes, cada um com as suas próprias “verdades”, o que muitas vezes nos poupa o difícil trabalho de procurar a verdade. Mas a que preço?

A realidade já não nos surpreende. É distorcida para se adequar às nossas interpretações, e o seu significado é puramente subjetivo. O seu impacto não abre questões que nos levariam a um caminho de conhecimento e, passado algum tempo, mesmo os acontecimentos mais trágicos não nos fazem mudar de ideia. Como resultado, sentimo-nos presos nas nossas certezas e receosos do inesperado. Continuamos insatisfeitos, com a sensação incômoda de que estamos nos perdendo. No entanto, continua a existir um desejo sutil e implacável pelo que é verdade.

É possível chegar a compreender o que é verdade e quem é digno de confiança? Por que é que a verdade é importante? E como podemos alcançá-la?

Friedrich Nietzsche disse em A gaia ciência: «Um dia o viajante fechou uma porta atrás dele, parou e chorou. Depois disse: “Esta tendência, este impulso para o que é verdadeiro, real, não aparente, é claro! Não o suporto mais!”».

> Confira a programação aqui.