Às portas do Meeting. As novidades e como participar

Os temas, os rostos, o aplicativo de reservar, o pavilhão para os jovens, como assistir no Brasil… A poucos dias da feira de Rímini, repassamos o programa da nova edição com o diretor, Emmanuele Forlani

Falta menos de uma semana, e em Rímini, na Itália, um povo de amigos, voluntários, profissionais, jovens e menos jovens, se mobilizam para preparar o Meeting, o primeiro totalmente aberto ao público depois da pandemia. O que esperar desta edição? Quais novidades há? Como participar de mostras e encontros? Falamos disso tudo com Emmanuele Forlani, diretor da Fundação Meeting para a Amizade entre os Povos.

«A primeira coisa a dizer é que o título “Uma paixão pelo homem” foi escolhido um ano atrás, mas nestas semanas deu para ver como é profundamente atual. A semana inteira vai girar em torno disso, pois é um tema que tem a ver com a vida de todos, as fragilidades, as dúvidas, as perguntas sobre o que significa ser livre ou esperar quando tudo parece estar perdido. Pensemos nas dificuldades de quem foge da guerra, nas famílias, no nosso próprio país, que teve de enfrentar uma pandemia mundial e agora um conflito no coração da Europa. No centro de tudo vai estar o tema da educação, que consideramos central, não só no âmbito escolar, mas também social, econômico e do trabalho. Não vão faltar encontros relacionados a ciência, economia, saúde, política, energia. Tentamos abordar tudo isso com testemunhos e diálogos. Precisamos escutar.»

É por isso que, explica Forlani, no Meeting estarão presentes o poeta Boris Chersonski e o artista ucraniano Pavel Makov, Irina Scherbakova e Elena Zhemkova do Memorial de Moscou. Também são muito esperados a grande poetisa russa Olga Sedakova, o psicanalista argentino Miguel Benasayag, o dramaturgo francês Eric-Emmanuel Schmitt e John Mather, astrofísico da NASA e Prêmio Nobel de Física.

Não vai faltar o diálogo com a política, com muitos encontros como o organizado pelo Intergrupo Parlamentar da Subsidiariedade. «Contaremos com o comissário europeu Paolo Gentiloni, o premiê Graghi e numerosos ministros que já tínhamos convidado. Hoje, que estamos inesperadamente no meio de uma campanha eleitoral, o Meeting vira uma ocasião de juízo e de comparação com quem assume responsabilidades políticas na Itália», frisou Forlani.

Para a realização do Meeting de Rímini o evento conta com cerca de 2.500 voluntários trabalhando gratuitamente com a consciência de ser chamado a “dizer eu”, como gratidão pelo bem que recebeu e encontrou. Por isso também haverá um novo espaço de esporte e de atrações para crianças e jovens de 2 a 14 anos.

LEIA TAMBÉM - Rumo ao Meeting. Deus precisa dos homens

Para quem estiver presente na Itália e quiser aproveitar tudo, é bom não ficar despreparado e baixar o aplicativo do Meeting no site do evento. Ele permite reservar tudo gratuitamente para até 10 convidados. As mostras e os encontros podem ser agendados desde já.

No Brasil, um grupo de universitários e outros amigos de Comunhão e Libertação serão voluntários para fazer a tradução e legendar alguns dos principais encontros da semana do Meeting 2022. Nos dias seguintes ao início do Meeting estará on-line o primeiro vídeo e em seguida os outros serão aos poucos inseridos no YouTube de CL Universitários. Inscreva-se no canal e ative o sininho! Assim não irá perder um centímetro da beleza que nos espera.