As palavras do Papa Francisco para o Fórum Paris

Informado do “Fórum Paris – Construir pontes”, Sua Santidade o Papa Francisco tem o prazer de saudar cordialmente a todos os participantes.

O Santo Padre se alegra pela organização desta primeira edição, que vos permite refletir sobre os maiores desafios da fraternidade humana. Vossos trabalhos serão uma contribuição para a defesa da dignidade das pessoas, a paz no mundo e a renovação da família. Que se fortaleça em vós a certeza de que o amor é mais forte do que o ódio e as divisões, e de que vós também sois chamados a desempenhar um papel insubstituível para o bem comum.

O tema que escolhestes para este fórum, “A relação com o outro como origem do ser”, alinha-se com as preocupações do Papa em relação ao cuidado e ao futuro da nossa humanidade. Ele vos encoraja, juntamente com todos os participantes deste fórum, a buscar e desenvolver meios eficazes para construir uma civilização do amor, que seja fruto de uma tomada de consciência efetiva de uma comunidade universal fundada no respeito, na escuta, na atenção às necessidades de cada um, na justiça, no diálogo e na partilha (cf. Carta encíclica Fratelli tutti, n. 216).

Hoje ressoa este apelo urgente para caminhar com o coração aberto a fim de acolher as diferentes culturas e tradições, buscando transformar o rosto da nossa sociedade. Não tenhais medo de percorrer os caminhos da fraternidade e de construir pontes entre os homens, entre os povos, num mundo onde ainda se erguem tantos muros por medo dos outros.

Confiando vossa reflexão ao Senhor, que veio para reunir a humanidade numa única família, o Santo Padre invoca sobre vós, e sobre todos os participantes deste fórum, as bênçãos divinas.

Cardeal Pietro Parolin
Secretário de Estado de Sua Santidade