Dom Cesare Mazzolari.

“Eu os desafio: não fechem nem as mãos, nem a mente, nem o coração”

No dia 16 de julho morreu Dom Cesare Mazzolari, bispo de Rumbek, no Sul do Sudão. Alguns dias antes foi proclamada a independência do país africano, onde ele havia chegado em 1981...

Do Comunicado de imprensa de Cesar Onlus de 18/07/2011
Morreu Dom Cesare Mazzolari, presidente honorário de Cesar Onlus, “pai” do Sul do Sudão. Dom Cesare morreu no dia 16 de julho, por volta das 8h, em Rumbek, quando celebrava a missa com seus confrades e com aqueles que amava mais do que qualquer outra coisa, mais do que a si mesmo: o povo do sul do Sudão.
Havia escolhido viver com eles, a eles dedicou os últimos trinta anos de sua vida, para e com eles havia rezado e lutado para ensinar a paz, para levar a paz, para guiar um povo violentado no sentido da redescoberta da própria identidade, para reconstruir um futuro de paz e de autonomia depois dos longos anos de guerra civil. Um verdadeiro “pai” para o povo do sul do Sudão e um grande guia e, desde sempre, um farol para todos nós da Cesar Onlus (www.cesarsudan.org), que nasceu e cresceu para e em torno dele.
Mas, entre o entusiasmo e os festejos pelo nascimento da nova República do Sul do Sudão, que ele mesmo havia sonhado tanto, Dom Cesare estava preocupado, nestes dias, porque, depois da proclamação da independência, sabia o quanto seria ainda mais difícil o caminho para o desenvolvimento e nos exortava a continuar a sua obra com estas palavras que nos foram enviadas ontem: “Não fechem nem a mão, nem a mente ou o coração de vocês para o povo do Sul do Sudão, que está nascendo e é tão desafiado. Juntos podemos desenvolver o país e a vida da nossa aldeia global com a Itália e a África de mãos dadas. Desafio vocês. E não aceitamos um ‘não’”.
No dia 19 de julho, às 19h30, na Casa dos Combonianos de Brescia, o administrador apostólico de El-Obeid, Dom Antonio Menegazzo, presidirá uma missa em seu sufrágio. Às exéquias, em Rumbek, no dia 21 de julho, participarão o arcebispo de Khartoum e presidente da Conferência Episcopal Sudanesa, Cardeal Gabriel Zubeir Wako. Dom Mazzolari será sepultado na catedral, como era sua vontade.