O Patriarca de Moscou Kirill.

Francisco e Kirill, o encontro em Cuba

No dia 5 de fevereiro de 2016, um comunicado de imprensa conjunto do Patriarcado de Moscou e da Santa Sé de Roma fez o anúncio de evento histórico. Aqui, o texto do comunicado

A Santa Sé e o Patriarcado de Moscou têm o prazer de anunciar que, pela graça de Deus, Sua Santidade Papa Francisco e Sua Santidade o Patriarca Kirill de Moscou e de toda a Rússia, irão se reunir no próximo dia 12 de fevereiro. O encontro terá lugar em Cuba, onde o Papa fará escala antes de sua viagem para o México, e onde o Patriarca estará em visita oficial. O encontro compreenderá um diálogo pessoal no Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, e terminará com a assinatura de uma declaração conjunta.

Este encontro dos Primazes da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa Russa, preparado há algum tempo, será o primeiro na história e marcará uma etapa importante nas relações entre as duas Igrejas. A Santa Sé e o Patriarcado de Moscou desejam que ele seja um sinal de esperança para todas as pessoas de boa vontade. Convidam todos os cristãos a rezar fervorosamente para que Deus abençoe este encontro, para que produza bons frutos.