Diálogo entre Papa Francisco e astronautas

Papa Francisco falou com os seis astronautas que se encontram na Estação Espacial Internacional (EEI). Dentre eles encontrava-se Paolo Nespoli, o astronauta italiano que em 2011 falou com o Papa Bento XVI, também na Estação Espacial Internacional.

No dia 26 de outubro de 2017, Papa Francico na Sala Paulo VI, no Vaticano, fala em vídeoconferência com os cientistas que se encontram na Estação Espacial Internacional, a 400 km de distância da Terra.

Ao longo da conversa, o Pontífice entra em diálogo com os astronautas através de perguntas e respostas. Em uma pergunta, o Papa falou da beleza do "amor" como força que move o universo: "É verdade o que o senhor afirma. Nesta Sala da qual estou a falar convosco, encontra-se — como podeis ver — uma tapeçaria artística inspirada no célebre verso com o qual Dante conclui a Divina Comédia: «O amor que move o sol e as outras estrelas» (Paraíso, XXXIII, 145). Peço-vos: que sentido há para vós, que sois todos engenheiros e astronautas, como explicou muito bem, chamar “amor” à força que move o universo?".
Após essa pergunta, o cientísta russo Segey Ryazanskiy responde fazendo referência a um livro que está lendo, "O pequeno príncipe" de Saint-Exupéry. Refere-se à história explicando que ele dá - ou daria - a própria vida para voltar e salvar plantas e animais na terra. E, para ele, essencialmente, o amor é aquela força que te dá a capacidade de doar a tua vida a outro alguém.

Assista ao vídeo completo, com legenda em português.