A coletiva de imprensa apresentando o "Fórum Internacional da Juventude"

Jovens. O caminho do Sínodo continua

São 246 pessoas de 109 países que participam do 10º "Fórum Internacional da Juventude". Três dias para voltar ao conteúdo discutido na reunião dos bispos em outubro passado e sobre os temas do Christus Vivit. Sábado será o encontro com o Papa

Eles são 246 presentes, entre 18 e 29 anos, representando 109 países e 37 entre as comunidades, movimentos e associações eclesiais. Eles são os protagonistas do décimo "Fórum Internacional da Juventude", realizado em Roma entre 19 e 22 de junho. O objetivo, disse o padre Alexandre Awi Mello, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em uma coletiva de imprensa, é continuar o caminho iniciado com o Sínodo em outubro passado. O título do encontro, que culminará no sábado, dia 21, na audiência com o Papa Francisco, é intitulado "Jovens em ação numa Igreja sinodal". Os participantes discutirão o conteúdo do documento final do Sínodo e a exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit. Também estão programadas intervenções do cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério, e do cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos.

Três jovens participaram da coletiva de imprensa: Desfortunées Kuissuk Feupeussi, responsável pelos jovens da Comunidade Emanuel dos Camarões, Isabella McCafferty, engajada na pastoral juvenil da Diocese de Wellington, na Nova Zelândia, e Michele Borghi, de Comunhão e Libertação. «Quando assisti à reunião pré-sinodal do ano passado, nunca poderia imaginar que iria me marcar tanto», disse Borghi: «Naqueles dias, vários novos relacionamentos se revelaram imediatamente familiares e misteriosamente fraternos. Nós éramos estranhos, mas parecia que nos conhecíamos desde sempre. O que torna isso possível? Parece-me que o Papa Francisco me respondeu com o título de Exortação Apostólica: Christus vivit».

Padre Alexandre também lembrou que todos os jovens católicos podem participar do Fórum, através de contribuições em redes sociais, usando a hashtag #youthforum19.