O amigo de Dom Giussani em Belo Horizonte

Morreu aos 95 anos o cardeal Serafim Fernandes de Araújo. Ele acompanhou a presença do Movimento no Brasil desde os anos sessenta. Disse sobre o fundador de CL: «Fazia tudo passar por esse diamante que é Cristo»

O Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Belo Horizonte, faleceu ontem, 8 de outubro de 2019, aos 95 anos.
Dom Serafim foi amigo de Dom Giussani e do Movimento desde o início da década de 60, quando, jovem bispo auxiliar e reitor da PUC de Belo Horizonte, acompanhou as primeiras experiências de presença missionária na arquidiocese.
Particularmente significativa a solicitude paterna que dedicava aos sacerdotes. Primeiro ao Pe. Pigi Bernareggi a quem confiou a paróquia de Todos os Santos e o cuidado da Pastoral de favelas. Depois ao Pe. Virgílio Resi que recebeu, além de encargos paroquiais, a responsabilidade de reitor do seminário, da pastoral universitária e, por fim, do santuário de Nossa Senhora da Piedade. Ao Pe. Giovanni Vecchio ele quis como auxiliar na formação dos seminaristas e docente na PUC.

O apreço e a valorização do carisma dos leigos de CL ele manifestava em diversas ocasiões, solicitando seu testemunho e sua participação na ação evangelizadora. Sirvam de exemplo as palavras pronunciadas por ocasião da morte do Dom Giussani: “Todas as vezes que vi D. Giussani, todas as vezes que li seus escritos, ficou para mim a imagem de que ele tinha um diamante maravilhoso de não sei quantos quilates, através do qual chegava a todas as pessoas. Que diamante é esse? D. Giussani fazia tudo passar por Cristo: o que estava certo, o que estava errado, as pessoas, a história do mundo, tudo passava através desse diamante que é o próprio Cristo. E isso é para vocês também! O mistério da comunhão era uma verdade para D. Giussani: tudo era por Cristo, com Cristo e em Cristo”.

E, comentando a respeito da aprovação da Fraternidade de CL pela Santa Sé, dizia: “Este é um momento, para mim, muito propício para dizer da estima que tenho por Dom Giussani e por este Movimento. Não digo isso para agradar. Sinto muita consistência em vocês, sinto que sabem por onde caminhar. Isto dá grande alegria e tranquilidade. Temos aqui uma grande família de padres e leigos, que é uma das coisas mais bonitas que floresceram na nossa diocese nestes anos: eles vivem uma verdadeira fraternidade”.

Gratos ao Senhor pela presença paternal e acolhedora de Dom Serafim em nosso meio, lembremo-nos dele em nossas orações.

A comunidade de CL do Brasil