Foto Catholic Press

O abraço do Papa aos idosos que «carregam a cruz»

O primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, programado para domingo, 25 de julho, proclamado pelo Santo Padre e pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Veja do que se trata
Paolo Perego

«Vimos o que aconteceu com as pessoas de idade em algumas partes do mundo por causa do coronavírus. Não deviam morrer assim.» Palavras do Papa, na Fratelli tutti, dedicadas às pessoas de idade mais avançada, geralmente deixadas sozinhas. São circunstâncias já vistas também antes da pandemia, acrescentou Francisco, na qual os idosos muitas vezes se viram «cruelmente descartados». Foi a partir dessa preocupação já antiga em relação a quem carrega «uma das cruzes do nosso tempo» que o Santo Padre e o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida promoveram um inédito Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, intitulado: “Eu estou contigo todos os dias”.

LEIA A MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO AOS AVÓS E AOS IDOSOS

A data marcada é 25 de julho e se insere no centro do ano que o Papa Francisco quis dedicar à família, no quinto aniversário da Amoris Laetitia. Como explicou o prefeito do Dicastério, o cardeal Kevin Farrel, o convite dirigido às dioceses e às paróquias é celebrar uma das missas dominicais nessa intenção ou organizar iniciativas ad hoc nos hospitais e nos asilos, também fazendo memória das vítimas da covid.

Francisco concedeu a indulgência plenária (conforme as condições de sempre) aos avós, aos idosos e a todos os fiéis que participarem da Missa celebrada por ele no dia 25 de julho no Vaticano ou das diversas funções dedicadas ao Dia no mundo todo. Não só: a mesma indulgência será concedida também às pessoas que nesse dia dedicarem algum tempo visitando, mesmo virtualmente, os idosos necessitados.

Justamente num momento de crise como o que estamos vivendo, os idosos são um recurso enorme, disse ainda Farroll: «A experiência deles pode ajudar os jovens a ler a própria vida de maneira mais distanciada e realista, com a prudência necessária para fazerem boas escolhas».

Mais informações, contribuições e materiais para baixar estão no site do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida