Papa Francisco durante o congresso (Foto Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida)

«Para que a Igreja viva como um verdadeiro Povo»

“Pastores e fiéis leigos chamados a caminhar juntos”. O congresso proposto pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, voltado também aos delegados dos movimentos e associações. As palavras do Papa e do Cardeal Farrell

Há uma «responsabilidade que nasce do Batismo e que nos une a todos». E há a «necessidade de uma formação adequada para que esta corresponsabilidade seja efetivamente praticada». Estas foram as palavras do Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, ao introduzir o congresso internacional “Pastores e fiéis leigos chamados a caminhar juntos”, que teve início no dia 16 de fevereiro em Roma e reuniu por três dias mais de 200 pastores e leigos de comissões episcopais para os leigos e delegados de associações internacionais de fiéis, provenientes de vinte países.

Participaram em nome da Fraternidade de CL o vice-presidente Cesare Pozzoli e, em nome dos Memores Domini, o delegado especial pontifício Dom Filippo Santoro, que se pronunciaram nas discussões plenárias. «Todos na Igreja devem ser sujeitos ativos», explicou Farrell. «Todos são chamados a dar sua contribuição original à vida e à missão da Igreja, são chamados a pensar por si mesmos e a usar dos seus respectivos carismas».

Uma Igreja “povo”, portanto, como ressaltou o Papa Francisco em sua fala de encerramento do congresso: «A estrada que Deus está a apontar à Igreja é precisamente viver, de forma mais intensa e concreta, a comunhão e caminhar juntos. Convida-a a superar os modos autónomos de agir ou as linhas paralelas que nunca se encontram: o clero separado dos leigos, os consagrados separados do clero e dos fiéis, a fé intelectual de algumas elites separada da fé popular, a Cúria Romana separada das Igrejas Particulares, os bispos separados dos sacerdotes, os jovens separados dos idosos, os esposos e as famílias pouco envolvidos na vida das comunidades, os movimentos carismáticos separados das paróquias, etc. Esta é a tentação mais séria neste momento. Existe ainda um longo caminho a percorrer para que a Igreja viva como um corpo, como um verdadeiro Povo, unido pela única fé em Cristo Salvador, animado pelo mesmo Espírito santificador e orientado para a mesma missão de anunciar o amor misericordioso de Deus Pai».

LEIA OS TEXTOS INTEGRAIS

As palavras do Papa Francisco

A fala do Cardeal Kevin Farrell

As principais palestras do Congresso