Passos N.215, Julho 2019

Um outro modo de conhecer

É difícil encontrar uma questão mais urgente do que esta, mais estreitamente entrelaçada com a trama dos nossos dias e dos nossos relacionamentos, o que acontece conosco e o que fazemos, hora a hora, e exige – grita – a necessidade de deixar vestígios, não acabar no vazio no qual muitas vezes as circunstâncias parecem estar envolvidas. O que resiste ao impacto da passagem do tempo? O que permite que a vida, a nossa vida, não passe em vão, mas marque um caminho capaz de construir a nós mesmos e o mundo ao nosso redor? Afinal, é a pergunta de todos. Seja qual for a ideia que tenhamos, qualquer posição ou visão do mundo que decidamos abraçar – desde que tenhamos escolhido uma. É a própria realidade que a faz emergir, quando e como menos esperamos.
É por isso que esta frase está na nossa capa, além de no livrinho dos Exercícios espirituais da Fraternidade de CL, que também foi editado neste mês e encontra-se no Site de CL. As lições e a assembleia se concentraram justamente nesta necessidade: colocar a fé – o evento de Cristo assim como acontece em nossas vidas – à prova da realidade, para ver se ela se sustenta, se ajuda no tornar-se homens.

Os Exercícios da Fraternidade falam de um percurso real, possível para todos. Não se apoia em teorias: Nenhuma ideia pode responder a essa pergunta. Pelo contrário, indica uma vida diferente, uma maneira de estar no mundo que gera uma outra maneira de conhecer e olhar a realidade. E mergulha em seus fatores constitutivos ao ponto de reconhecer sua origem, o ponto de origem: Cristo. Se a fé não chegasse lá, para responder a essa pergunta, não serviria a nenhum propósito. Mas se ela não mostrasse sua capacidade de dentro da nossa experiência, se fosse apenas a repetição de uma doutrina ainda que verdadeira, seria ainda mais inútil, porque abstrata. Não iria mover ninguém.

A nossa oferta para os nossos leitores é um desafio: é a proposta de um trabalho. É necessário tempo para aprofundar, examinar, verificar. Não é por acaso que o mesmo livrinho será objeto da proposta educativa de CL para os próximos meses. E é para acompanhar o início deste trabalho que, desta vez, optamos por dedicar o "Destaque" desta edição ao tema dos Exercícios. São histórias e testemunhos que documentam o que acontece quando você começa a levar aquela questão a sério e a fazer essa verificação por si mesmo. Simplesmente, muda a vida. Em todas as suas formas: o trabalho, a universidade, a doença, a política… E em qualquer lugar: Europa, Amazonas, Sul do Sudão. Nos muitos lugares onde a história, passando, no fundo sempre faz vir à tona apenas uma urgência: que exista algo que dure no tempo, para sempre.