Passos N.217, Setembro 2019

Uma vida em caminho

Buscar um caminho para seguir adiante é uma necessidade que todos temos, em qualquer condição e em qualquer parte do mundo vivamos. Isto é, encontrar algo que nos permita olhar para a nossa vida não como um conjunto de circunstâncias mais ou menos aleatórias, problemas a serem enfrentados em sequência, desconectados uns dos outros, mas como um caminho designado para nos fazer crescer, para nos tornarmos mais homens. E precisamos encontrar alguém que nos acompanhe neste percurso, não nos deixe sozinhos ao enfrentá-lo, especialmente quando as curvas são mais difíceis, e só Deus sabe em quantos e em quais modos o caminho da vida pode se tornar árida...

Neste número falamos um pouco sobre Educação, tão necessária para que a pessoa se ponha em movimento. E segundo a definição de Luigi Giussani, fundador de Comunhão e Libertação: “Educação é introdução à realidade total” e é uma “comunicação de si mesmo”. É dele uma palestra que publicamos aqui e que relata como, anos atrás, um grupo de universitários de CL na Itália questionou uma importante personalidade acadêmica sobre o tema da verdade. A audácia daqueles jovens foi fruto de um caminho educativo. O mesmo caminho buscado por um grupo de educadores brasileiros que se reúne anualmente para um momento de convivência. Ali encontram um lugar, uma companhia onde podem colocar as grandes questões da vida, podendo estar inteiros, sem máscaras.

A vida que é cheia de desafios, como se verifica em situações de doença e no dia a dia da política, como demonstram os testemunhos que encontrarão mais adiante, é possível estarmos felizes e alegres. Qual é o segredo? “Fixar o olhar no rosto de Jesus e ganhar familiaridade com Ele”, como afirmou o Papa Francisco numa mensagem ao Meeting de Rímini realizado em agosto. Dom Giussani sempre evidenciou que o cristianismo é um acontecimento, uma vida que “alarga” a vida. Bem: essa vida as pessoas continuam – por graça – a encontrá-la. E ao encontrá-la através de nós é um presente que recebemos, não é nosso mérito. Mas que gratidão poder compartilhar isso com todos no mundo de hoje.