Passos N.56, Novembro 2004

O que temos de mais caro

Este número de Passos é inteiramente dedicado aos 50 anos do movimento Comunhão e Libertação (CL). Era outubro de 1954, quando padre Giussani subiu, pela primeira vez, os degraus do colégio Berchet de Milão, para “dar a estes jovens aquilo que me foi dado… esta é a única razão pela qual fizemos tudo o que fizemos (e continuaremos a fazer até quando Deus nos permitir). A única razão do nosso agir é que O conheçam, é que os homens conheçam a Cristo”.

O início de tudo não foi gerado por um discurso, mas por um encontro. Foi e é a cada dia um ato de vida: um acontecimento no qual o cristianismo se comunica de pessoa a pessoa como resposta fascinante e persuasiva às exigências do coração.

As contribuições recolhidas nestas páginas desejam documentar algo que aconteceu e que acontece, algo novo do qual tudo parte, realmente, por meio da absoluta precariedade e dos limites das pessoas. A profundidade das palavras das testemunhas descreve o Movimento como ímpeto de vida nova, graças à qual se percebe um fato novo pelo qual “tudo o que é positivo naturalmente encontrará a sua resposta”. Assim, CL existe como companhia guiada na aventura da descoberta do mistério do Ser.