Passos N.76, Setembro 2006

Desencarceremos a razão

Comunicado à imprensa, no encerramento do 27º Meeting pela Amizade entre os Povos

entre os mais de 120 encontros do Meeting 2006, um foi dedicado à apresentação da primeira edição em língua árabe de "O Senso Religioso", livro que sintetiza todo o pensamento de Luigi Giussani, sua proposta e as palavras fundamentais da nossa tradição ocidental. No encontro, falaram o professor Wa’il Farouq, da Universidade do Cairo, e Said Shoaib, jornalista do Cairo.

Wa’il disse que “a razão e o realismo são conceitos centrais no livro de Dom Giussani, que apresenta definições novas desses conceitos”, explicando que a raiz árabe da palavra “realismo” é “cair do céu”: “Sendo que os eventos caem do céu, não há nenhuma alternativa para o homem a não ser resignar-se, e esta constatação leva à ausência da liberdade do homem na relação com a realidade, da qual carece a estrutura da consciência árabe”, o que torna “manco” o conceito de realismo.

Quanto à razoabilidade, Wa’il disse que “na língua árabe o significado central da palavra razão é ‘prender, encarcerar, encerrar dentro’. A mente e a razão sempre estiveram em eterno confronto com a religião, a ponto de os fundamentalistas islâmicos acusarem os intelectuais de apostasia”. E concluiu: “Este livro não apenas abre novos horizontes para o pensamento árabe, mas também caminha para a criação de um verdadeiro diálogo entre as culturas, pois, recuperando a experiência elementar, a humanidade poderá encontrar essa linguagem comum com a qual dialogar. Por meio da sua presença, vocês deram o primeiro passo rumo ao outro”.

A razão também está “encarcerada” no Ocidente: reduzida a medida de todas as coisas, acaba por se tornar relativismo – como Bento XVI lembra sempre – e niilismo, parecendo, assim, não haver nada pelo qual valha a pena viver. Ao contrário, o Meeting deste ano mostrou – seguindo o carisma de Dom Giussani – que a razão do homem é uma “janela escancarada para a realidade”.
O Meeting contribuiu para “desencarcerar” a razão com os encontros sobre ciência, cultura, economia e política, com as mostras e os espetáculos. Por meio do testemunho de quem participou deles, o Meeting começou a desmanchar as bases de uma posição que, renunciando a um uso adequado da razão, transforma-se em fatalismo, em fideísmo e, inevitavelmente, em guerra. Assim, o Meeting foi um lugar de encontro, de amizade e de diálogo. Ou seja, de paz.

O título do próximo Meeting, que se realizará em Rímini de 19 a 25 de agosto de 2007, aprofundará ainda mais o deste ano,
e é: “A verdade é o destino para o qual fomos feitos”.