A devastação em Zaporizhzhia após os últimos ataques russos (©Ansa)

O Papa: «A humanidade está em grave perigo»

«Sejam artesão da paz»: palavras do Papa Francisco na audiência de segunda, 10 de outubro, a um grupo de peregrinos, embaixadores da juventude belga em preparação à JMJ de 2023 em Lisboa. Aqui, trechos de seu discurso

Caros jovens, bom dia e bem-vindos!
Estou contente de encontrá-los. Saúdo a todos com afeto e, através de vocês, expresso minha proximidade espiritual a todos os jovens comprometidos em suas paróquias e comunidades cristãs na Bélgica.

Admiro a ousadia da fé de vocês, o empenho e o testemunho cristão numa sociedade que, como sabemos, é sempre mais secularizada. É bonito ver jovens da idade de vocês prontos a empenhar-se em projetos de evangelização e a viver a mensagem de Cristo em meio às ocupações cotidianas. Vocês não são apenas o futuro da Igreja, mas acima de tudo seu presente; ela precisa de vocês, porque a Igreja é jovem: precisa da generosidade, da alegria, da vontade de vocês em construir um mundo diferente, com os valores da fraternidade, da paz e da reconciliação.

Vocês experimentam alegria e entusiasmo, mas às vezes também medo, dificuldades, feridas, confrontos com seus limites, crises. Não tenham medo das crises, porque as crises nos fazem crescer. Elas nos colocam diante de diferentes situações e você tem que avançar e resolver os problemas. Não confundam crise com conflito: o conflito te fecha, a crise te faz crescer. Por isso o relacionamento de vocês com Cristo deve ser sólido. Ele é o Amigo fiel que nunca decepciona. O encontro com Jesus permite a vocês ter um novo olhar sobre as situações, encontrar respostas para suas perguntas, descobrirem-se capazes de assumir responsabilidade, de prosseguir na vida e consolidar a fé de vocês através de um diálogo sobre as convicções que têm. E também, não tenham medo de aceitar a fragilidade de vocês, a fraqueza, e isso, façam com humildade: “estes são os meus limites, mas vamos seguir em frente”. “Padre, eu sou neurótico, ou sou neurótica...”. Alegre-se de ser neurótica e siga em frente, sem medo. Vocês não precisam ser super-heróis, mas, sim, pessoas sinceras, verdadeiras e livres. (...)

Deixem-se iluminar pelos conselhos e pelo testemunho dos idosos, que irão ajudar a formar uma personalidade sólida para as lutas diárias. (...) Uma dessas lutas é aquela pela paz. Como vocês bem sabem, estamos passando por momentos difíceis para a humanidade, que está em grande perigo. Estamos em grave perigo. Por isso digo a vocês: sejam artesãos de paz ao seu redor e dentro de vocês; embaixadores de paz para que o mundo redescubra a beleza do amor, do viver juntos, da fraternidade, da solidariedade.

> Texto completo no site do Vaticano (em italiano e inglês).