#Pelapaz

Uma refugiada em fuga de Kherson (Foto: Epa/Roman Pilipey/Ansa)

A carta do Papa ao povo ucraniano

IgrejaPapa Francisco

Nove meses após o início da guerra, Francisco escreveu uma longa mensagem para os cidadãos do país martirizado. «A vossa dor é a minha dor»

A devastação em Zaporizhzhia após os últimos ataques russos (©Ansa)

O Papa: «A humanidade está em grave perigo»

Igreja

«Sejam artesão da paz»: palavras do Papa Francisco na audiência de segunda, 10 de outubro, a um grupo de peregrinos, embaixadores da juventude belga em preparação à JMJ de 2023 em Lisboa. Aqui, trechos de seu discurso

Papa Francisco durante o Angelus (©Ansa)

O Papa: «A guerra é uma loucura!»

IgrejaPapa Francisco

No Angelus, Francisco dirigiu-se a Putin, Zelensky e ao mundo inteiro pedindo para deter a espiral de violência e morte. «A guerra é um erro e um horror» (Praça de São Pedro, 2 de outubro de 2022)

O Cristo da Catedral armênia de Leópolis (foto Ansa)

Nenhuma guerra é mais forte que a vitória de Cristo

AtualidadePadre Mauro-Giuseppe Lepori

«Da Páscoa corre um rio de reconciliação entre homens, Igrejas e povos». A contribuição de Padre Mauro-Giuseppe Lepori, Abade Geral dos Cistercienses (de ilsussidiario.net)

Edifícios bombardeados em Kiev (Foto: Daniel Ceng Shou-Yi/ANSA)

A injustiça provocou a resistência dos ucranianos

AtualidadeJulián Carrón

«Qual é o objeto da nossa liberdade, a qual é capacidade de satisfação total? O que basta ao desejo que nos move do fundo de nós mesmos?» A contribuição de Julián Carrón no jornal Corriere della Sera de 30 de março

Casa bombardeada em Mariupol, 9 de março de 2022 (Foto: Ansa)

A Europa é fraca porque não tem uma alma

AtualidadeMassimo Camisasca*

Dom Massimo Camisasca reflete sobre a agressão russa à Ucrânia, a incapacidade do Ocidente de evitar essa guerra fraticida e o ensinamento do que vem acontecendo (de Tempi)

Dom Luigi Giussani

A guerra e a misericórdia

AtualidadeLuigi Giussani

Mesmo num cenário diferente, propomos novamente as palavras de Dom Giussani sobre a guerra no Iraque (Corriere della Sera, 8 de abril de 2003), como contribuição para o juízo sobre a situação atual na Ucrânia

Uma mulher em fuga na fronteira de Medyka (Foto: Attila Husejnow/Sipa USA/Mondadori Portfolio).

CL com o Papa: não à guerra na Ucrânia

Atualidade

A nota emitida pelo movimento sobre o conflito. «Estamos com todos aqueles que se desdobram para deter o horror desta guerra. Mas como é frágil o desejo da paz, se esse desejo não se torna uma tarefa, uma responsabilidade no quotidiano»