Voluntários trabalhando nos escombros de um povoado perto de Chernigov, na Ucrânia (Foto Ansa)

Papa Francisco: «Ninguém pode salvar-se sozinho»

«É hora de nos comprometermos todos em prol da cura da nossa sociedade», por «um mundo mais justo e pacífico, seriamente empenhado na busca dum bem que seja verdadeiramente comum». A mensagem pelo 56º Dia Mundial da Paz
Papa Francisco

«Quanto aos tempos e aos momentos, irmãos, não precisais que vos escreva. Com efeito, vós próprios sabeis perfeitamente que o Dia do Senhor chega de noite como um ladrão» (I Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 5,1-2).

1. Com estas palavras, o apóstolo Paulo convidava a comunidade de Tessalônica a que, na expetativa do encontro com o Senhor, permanecesse firme, com os pés e o coração bem assentes na terra, capaz dum olhar atento sobre a realidade e os factos da história. Assim, embora apareçam tão trágicos os acontecimentos da nossa existência sentindo-nos impelidos para o túnel obscuro e difícil da injustiça e do sofrimento, somos chamados a manter o coração aberto à esperança, confiados em Deus que Se faz presente, nos acompanha com ternura, apoia os nossos esforços e sobretudo orienta o nosso caminho. Por isso, São Paulo não cessa de exortar a comunidade a vigiar, procurando o bem, a justiça e a verdade: «não durmamos (…) como os outros, mas vigiemos e sejamos sóbrios» (5, 6). É um convite a permanecer despertos, a não nos fechar no medo, na dor ou na resignação, não ceder à dissipação, nem desanimar, mas, pelo contrário, a ser como sentinelas capazes de vigiar vislumbrando as primeiras luzes da aurora, sobretudo nas horas mais escuras.

Continue a leitura no site da Santa Sé