«Caro cardo salutis»

A tradução do capítulo 3 do livro de Julián Carrón, O brilho dos olhos - O que nos arranca do nada?

«Caro cardo salutis.» «A carne é o eixo da salvação.» É uma frase de Tertuliano, um Padre da Igreja. Pode parecer enigmática, mas seu significado fica claro assim que olhamos para nossa experiência: o que – se aconteceu, quando aconteceu – foi capaz de arrancar-nos do nada?

1. Uma presença carnal
Como contribuição pessoal para enfrentar o tema que estamos tratando, uma jovem mulher me mandou uma carta que foca de maneira simples e clara no ponto que nos interessa. Portanto vale a pena repropô-la. Muita gente – creio –, mesmo na diversidade da situação de cada um, poderá facilmente reconhecer-se no que ela escreveu.
«Quando me pergunto o que me arranca do nada, não posso deixar de pensar em toda a minha história até hoje. Há dois momentos que ficaram marcados em mim e me vêm à mente quando penso neste nada. Um é a lembrança de quando era criança, e da imensa desproporção que sentia quando olhava as estrelas. Eu ficava chocada com o pensamento de ser nada em comparação à imensidade do universo. E algumas noites não conseguia dormir por esse motivo, pois minha vida parecia um momento sem sentido no meio da passagem do tempo. Outra vez, voltando para casa com minha mãe depois de termos passeado pelas lojas para fazer compras (coisa de que sempre gostei muito), entrei no carro com uma tristeza infinita (uma certa tristeza que sempre senti muito próxima). Eu disse a minha mãe: “Há dias em que não aconteceu nada de particular, mas de repente sinto uma enorme tristeza e não sei por quê”. Ficamos o resto do trajeto sem falar, com o rádio de fundo. Uma tristeza infinita, que acabava no nada. Conheci CL (e com ele o cristianismo) quando mudei para uma nova escola que algumas famílias do Movimento tinham fundado. [...]»

> O livro completo será presenteado em agosto aos assinantes da #RevistaPassos. Também estará disponível online a versão digital para todos. Assine a Passos e garanta o seu exemplar. Clique aqui e conheça as opções.

Baixe o PDF ou o ePUB: