#Coronavírus - Página 2

Rímini, nos Exercícios de 2019

O silêncio me ajuda a olhar ao meu redor

Cartas

Os Exercícios Espirituais não puderam ser feitos, mas Rosalba decidiu depositar no fundo comum a mesma quantia que ia gastar na inscrição. «Seguindo o Movimento, mesmo neste período, nos damos conta todo dia do que estamos vivendo»

O que vence toda manhã

Cartas

Médico num hospital durante a pandemia, uma situação impensável para a qual acreditava estar preparado. Mas logo vieram o desconforto e a sensação de inutilidade. No entanto, «eu me dava conta de que algo dentro de mim resistia»

Nem as proteções podem atrapalhar o coração

Cartas

Cuidados intensivos no hospital de Cagliari, lutando contra o Coronavírus. Qualquer gesto que antes era rotineiro agora pode converter-se numa Graça. A experiência de um médico

Alejandro Marius

Venezuela. «Uma conveniência humana para mim»

MundoAlejandro Marius

Ele em Caracas, com suas quatro filhas, e sua mulher presa na Espanha, por causa da pandemia. Aqui ele narra sua «luta para ela voltar, mas com a tranquilidade de poder viver caso isso não ocorresse»

Padre Claudio Burgio

Padre Burgio: «Tudo será para um bem»

AtualidadeGiorgio Paolucci

Às portas de Milão, a vida de cinquenta jovens da comunidade Kayrós na “clausura” do isolamento. Que quer dizer para eles, que já têm histórias difíceis às costas? «Diante de certas perguntas, os slogans não bastam», diz o fundador da obra

Uma <em>villa</em> em Buenos Aires

Nas villas, a comunidade combate o vírus

MundoMonica Poletto

O medo da epidemia na periferia de Buenos Aires, entre a pobreza e a impossibilidade de isolamento. E onde um grupo de padres cuida do próprio povo. Padre Charly Olivero nos contou como está sendo

Uganda. «O que me falta ficando em casa?»

Cartas

Medidas restritivas também em Uganda. Com a universidade parada e as provas canceladas, a vida corre relaxada na internet. «Numa situação quase perfeita sob certos aspectos, até que o coração começou a gritar..»

«Os olhos de Deus sobre o meu povo»

Cartas

Quarenta e cinco caixões no lugar dos bancos de uma paróquia de Bérgamo. O relato de um jornalista chamado a contar o drama de sua terra e de seu povo: «Não estão sozinhos, não estão abandonados...»

Luca Salvi, diretor de Ortopedia no Hopital de Alzano Lombardo

«Um último olhar de ternura por quem morre só»

MundoPaola Bergamini

Luca Salvi trabalha no Hospital de Alzano Lombardo (Bérgamo), um dos epicentros da epidemia na Itália. Onde tudo mudou. «O que vem acontecendo nos induz a refletir sobre a nossa consistência»

O Papa Francisco dando a bênção Urbi et Orbi na porta da basílica de São Pedro

Francisco. «Abraçar o Senhor, para abraçar a esperança»

IgrejaPapa Francisco

A homilia do Santo Padre na Praça de São Pedro, vazia, num momento extraordinário de oração e adoração Eucarística que se encerrou com a bênção Urbi et Orbi. «A nossa fé é fraca, mas Tu, Senhor, não nos deixes à mercê da tempestade»

Amedeo Capetti

Carta enviada da trincheira

Cartas

Numa carta enviada ao jornal Il Foglio em 18 de março, a experiência de um médico no meio dos doentes do hospital “Sacco” de Milão, onde desapareceu até o lamento.

Argentina. As circunstâncias são a nossa vocação

Cartas

Ao ler na carta de Carrón que os Exercícios da Fraternidade foram suspensos, o trabalho da secretaria do Movimento começou a cambalear. Um telefonema para suas colegas italianas lhe permitiu começar a olhar a realidade de frente

O Papa aos líderes cristãos: «Rezemos juntos o Pai-nosso»

IgrejaPapa Francisco

Ao final do Angelus, o convite a uma súplica comum perante a ameaça da pandemia: quarta-feira, 25 de março, ao meio dia. Depois, sexta-feira 27, a oração no átrio da Basílica de São Pedro com a bênção Urbi et Orbi

«Dizer sim a tudo o que me é pedido»

Cartas

Um cirurgião em Milão. Sua especialidade não é infectologia. Por isso, nesta situação de emergência, sente-se “à margem”. E pergunta-se: “Qual é a minha contribuição?”

O streaming não pode esconder a escuridão dentro de ti

Cartas

O telefonema de um amigo de quarentena. A lembrança de umas férias nos lugares de São Bento e a pergunta do salmo: «Há um homem que quer a vida e deseja dias felizes?» Que nem sequer as tentativas de permanecer em contato podem censurar

Uma pergunta na enfermaria: «Quem é você?»

Cartas

Uma enfermeira que trabalha com pacientes positivos do Covid19. Os gritos de uma mulher ao telefone. Um padre velhinho assustado. Dois episódios em que, no meu trabalho, «Cristo me perguntou: “Você tem medo? Confia em mim?”»

Existe algo que nos salve do nada?

Cartas

«A gestão da liberdade durante estas semanas constitui um desafio que põe à prova o meu medo de perder tempo». A carta de um aluno após a suspensão das aulas presenciais em Madri devido ao coronavírus.